Eu fracassei… E agora?
“Errar é humano” é o que se diz por aí. Quem nunca cometeu um erro por menor que seja?
A experiência do erro é comum a todos e em todas as áreas da vida já erramos por diversas vezes com certeza. Encorajamos-nos mutuamente a aprender com os erros sejam nossos ou dos nossos semelhantes. Mas, a experiência do erro geralmente leva o ser humano a se sentir um fracassado e você sabe pela própria experiência como o fracasso dói.
Mas por outro lado, é encorajador pensar que só não falha quem não vive, só não fracassa quem nunca tentou. Logo, não importa o quanto se tenha de experiência na vida, um dia o fracasso chega. Assim, ninguém poderá afirmar que jamais falhou ou falhará.
Na bíblia, na carta aos Hebreus capítulo 11, se encontra o relato da experiência dos “Heróis da Fé”, mas com todo respeito aos editores, poderíamos também chamar esse trecho do escrito de “Galeria dos Recuperados”, dizendo assim que, no processo da caminhada de fé, estas pessoas foram recuperadas e aprenderam a enxergar além das circunstâncias, e perseveram com a incrível motivação de que apesar de suas falhas, aprenderiam e conseguiriam alcançar uma vida realizada e plena.
Quando Jesus esteve em seu ministério na terra, ele também percebeu esta realidade da experiência humana. Toda vez ele que olhava nos olhos de uma criança, de um cobrador de impostos, de uma prostituta, de um religioso, de uma viúva, de um soldado, de um pai ou mãe de família desesperados, ele percebeu o quanto estávamos falidos, fracassados.
Por esse motivo: Ele morreu por causa do nosso fracasso. Fracassamos no jardim do Édem e o abandonamos e estávamos incapazes de retornar a Ele.
Quando Jesus morreu na cruz, Ele levou sobre si os nossos pecados, ou seja, ele levou sobre si os nossos fracassos. Por isso, “… Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos, capítulo 5, versículo 8). Assim Jesus disse: “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”… “aprendei de mim”… (trechos do Evangelho de Mateus, capítulo 11, versículos 28 a 30).
Desejo a você uma abençoada semana!
Edinaldo.